//

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Uma cadeira milenar - Michael Thonet

Até os meados do século IXX, a maioria das cadeiras eram fabricadas à mão, porém, as novos indústrias estavam experimentando com as técnicas de produção moderna para assim obter uma fórmula de fabricar móveis de alta qualidade de forma barata, rápida e em grande quantidade. Entre os industriais que mais obteve sucesso foi o fabricante austríaco Michael Thonet, que liderou a produção em larga escala da empresa Bentwood Furniture. Até o final do século IXX, as suas cadeiras eram encontradas nos lares e escritórios de todas as classes sociais.

Considerado o produto industrial de maior sucesso do século IXX, a Thonet Chair No. 14 (apelidada de "a cadeira do consumidor") teve sua popularidade devido ao seu preço baixo, leveza e resistência. A empresa Thonet teve grande dificuldade em produzir a cadeira No.14 de forma a ser fabricada industrialmente, mas em 1859 ela conseguiu. Versões iniciais eram de laminados colados e em 1861 a Thonet desenvolveu uma técnica de fabricação com parafusos e madeira maciça. Várias modificações foram feitas e até 1870 o No.14 era a cadeira mais barata de Thonet.






































Desk Chair
Desenvolvida pela Thonet com a intenção de ser uma cadeira confortável e barata, a No. 9 (conhecida também como Vienna Chair) foi à venda em 1902. A cadeira obteve status quando o arquiteto Le Corbusier decidiu inserir a cadeira na decoração do Pavilion de l’Esprit Nouveau (O Pavilion do Novo Espirito) Na Exposition Internationale des Arts Décoratifs in Paris de 1925. Le Corbusier justificou sua escolha dizendo “ Acreditamos que esta cadeira, que milhões estão sendo utilizadas, é algo nobre.” Arquitetos de todo o mundo correram para Paris para a exposição, e a instalação de Le Corbusier foi uma das mais adimiradas.


















Rocking Chair

A popularidade do artesanato e das artes manuais fez com que as classes média e alta comecassem a gostar de cadeiras de balanço e outros modelos de móveis rústicos no final do século IXX. Apesar da natureza industrial de sua empresa, Thonet tirou inspiração do artesanato para o styling de seus produtos. A empresa desenvolveu sua primeira cadeira de balanço a Rocking Chair No. 1 em 1860, e daí para frente as cadeiras de balanço ganharam bastantes simpatizantes e até 1913 uma e cada 20 móveis vendidos pela Thonet, era uma cadeira de Balanço.









Thonet Bentwood Bench






Outros Modelos 







Fonte: Google, Pinterest 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...